Z7_G15I0AS0M00N40Q1G668HJ1KO7
Políticas, Diretrizes e Certificações
Mais do que estar presentes em nossas estratégias corporativas, nossas políticas norteiam todas as nossas atividades.
POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Somos uma rede pronta para oferecer os produtos e serviços que movem pessoas e negócios a realizarem todo seu potencial. Respeitamos os Direitos Humanos e o meio ambiente, relacionamo-nos de forma responsável com as comunidades nos locais onde atuamos e superamos os desafios de sustentabilidade relacionados ao nosso negócio, incluindo a transição para uma matriz energética de baixo carbono.
Nossos compromissos
Em todas as nossas atividades, nos comprometemos a:
- Identificar, analisar e tratar os riscos sociais decorrentes da interação entre os nossos negócios, a sociedade e o meio ambiente e fomentar a gestão de aspectos socioambientais na cadeia de fornecedores;
- Integrar as questões relacionadas à Responsabilidade Social na gestão do negócio e no processo decisório da companhia;
- Respeitar os direitos humanos, buscando prevenir e mitigar impactos negativos nas nossas atividades diretas, cadeia de fornecedores e parcerias, promovendo a diversidade, combatendo o trabalho escravo e degradante e a discriminação em todas as suas formas;
- Gerir o relacionamento com as comunidades situadas na área de abrangência, com base no diálogo contínuo e transparente, contribuindo para a viabilidade dos nossos negócios e o desenvolvimento local;
- Investir em programas e projetos socioambientais, contribuindo para as comunidades onde atuamos e, de forma ampliada, para a sociedade, em alinhamento aos objetivos do negócio e colaborando para a conservação do ambiente e melhoria das condições de vida;
- Estar preparados para atuar em situações de emergência e em potenciais conflitos e crises junto às comunidades da área de abrangência;
- Comunicar com clareza, objetividade e transparência as informações relativas à nossa atuação em sustentabilidade, alcançando todos os públicos de interesse;
- Contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a mitigação da mudança do clima, atuando em alinhamento com os compromissos nacionais e internacionais dos quais somos signatários;
- Promover o pleno conhecimento e o compromisso da força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social, para que nossas atividades sejam realizadas de forma socialmente responsável.
Faça o download da nossa Política de Responsabilidade Social.
POLÍTICA DE QUALIDADE
- Satisfazer os clientes por meio de atendimento e soluções diferenciadas e da busca permanente de superação de expectativas na qualidade de produtos e de serviços e nas condições de fornecimento.
- Praticar gestão organizacional voltada para o alto desempenho, melhoria contínua e excelência, mantendo efetivo gerenciamento dos processos e das informações.
- Atuar de maneira ética, legal, transparente e rentável junto aos clientes, consumidores, parceiros, acionistas, fornecedores, força de trabalho, comunidades e órgãos competentes.
- Valorizar as pessoas, promovendo práticas de gestão que aprimorem as competências, reconheçam os resultados individuais e coletivos e fortaleçam o comprometimento da força de trabalho com os objetivos e metas corporativas.
Faça o download da nossa Política de Qualidade.
POLÍTICA E DIRETRIZES DE SAÚDE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE (SSMAS)
A força de trabalho da Companhia, empenhada no cuidado com a vida e o meio ambiente e na promoção de um comportamento ético e seguro, se compromete a:
- Reduzir os riscos à segurança e saúde das pessoas e fortalecer a segurança dos processos;
- Cuidar uns dos outros no ambiente de trabalho e, na dúvida, parar e procurar ajuda;
- Prevenir e minimizar impactos ambientais de projetos, processos, produtos e negócios, fortalecendo a sustentabilidade da companhia;
- Considerar os requisitos de SSMAS e a mudança do clima nas decisões de negócio;
- Prevenir, monitorar e controlar os impactos de nossas atividades sobre as comunidades onde atuamos;
- Fortalecer a cultura de SSMAS com foco na educação, capacitação, conscientização e disciplina;
- Comunicar de forma transparente as informações e o desempenho em SSMAS;
- Buscar o alinhamento às boas práticas de SSMAS da indústria, em conformidade com a legislação, regulação, normas e padrões;
- Requerer, de fornecedores e parceiros, o respeito aos requisitos e recomendações de SSMAS, assim como estimular seu atendimento por clientes e partes interessadas;
- Prever e responder com prontidão às situações de emergência;
- Implementar continuamente a melhoria em SSMAS.
Diretrizes de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SSMAS)
- Liderança e Responsabilidade
A Alta Direção da BR Distribuidora, ao integrar Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade à sua Estratégia Empresarial, reafirma o compromisso de todos seus empregados e contratados com a busca de excelência nessas áreas.
- Conformidade Legal
As atividades da empresa devem estar em conformidade com a legislação vigente nas áreas de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
- Avaliação e Gestão de Riscos
Riscos inerentes às atividades da empresa devem ser identificados, avaliados e gerenciados, de modo a evitar a ocorrência de acidentes e/ou assegurar a minimização de seus efeitos. Deve-se buscar a redução dos riscos à segurança e à saúde das pessoas, e onde viável, a eliminação dos perigos, de modo a ter condições seguras de trabalho.
- Novos Negócios
Os novos negócios devem estar em conformidade com a legislação e incorporar, em todo o seu ciclo de vida, as melhores práticas de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.
- Operação e Manutenção
As operações da empresa devem ser executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados, inspecionados e em condições de assegurar o atendimento às exigências de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.
- Gestão de Mudanças
Mudanças, temporárias ou permanentes, devem ser avaliadas visando à eliminação e/ou minimização de riscos decorrentes de sua implantação.
- Aquisição de Bens e Serviços
O desempenho em segurança, meio ambiente e saúde de contratados, fornecedores e parceiros deve ser compatível com as boas práticas de SSMAS.
- Educação, Capacitação e Conscientização
Capacitação, educação e conscientização devem ser continuamente promovidas, de modo a reforçar o comprometimento da força de trabalho com o desempenho em segurança, meio ambiente e saúde.
- Gestão de Informações
Informações e conhecimentos relacionados a segurança, meio ambiente e saúde devem ser precisos, atualizados e documentados, de modo a facilitar sua consulta e utilização.
- Comunicação
As informações relativas a segurança, meio ambiente e saúde devem ser comunicadas com clareza, objetividade e rapidez, de modo a produzir os efeitos desejados. Devem ser incentivadas a consulta e a participação da força de trabalho nas questões de SSMAS e, quando existir, dos seus representantes.
- Contingência
As situações de emergência devem estar previstas e ser enfrentadas com rapidez e eficácia visando a máxima redução de seus efeitos.
- Relacionamento com a Comunidade
A empresa deve zelar pela segurança das comunidades onde atua, bem como mantê-las informadas sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atividades.
- Análise de Acidentes e Incidentes
Os acidentes e incidentes decorrentes das atividades da empresa devem ser analisados, investigados e documentados, de modo a evitar sua repetição e/ou assegurar a minimização de seus efeitos.
- Gestão de produtos
A empresa deve zelar pelos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde de seus produtos, desde sua origem até a destinação final, bem como empenhar-se na constante redução dos impactos que eventualmente possam causar.
- Processo de Melhoria Contínua
A melhoria contínua do desempenho em segurança, meio ambiente e saúde deve ser promovida em todos os níveis da empresa, de modo a assegurar seu avanço nessas áreas.
Faça o download da nossa Política de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade
POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO
- Princípios
A vida deve ser respeitada em toda sua diversidade e os direitos, as obrigações, as instalações, os processos, as informações, a reputação e a imagem da Petrobras resguardados contra ameaças decorrentes de ações intencionais ou não.
A gestão de riscos insere-se no nosso compromisso de atuar de forma ética e em conformidade com os requisitos legais e regulatórios estabelecidos nos países onde atua.
A gestão de riscos deve estar alinhada e coerente com o Plano Estratégico da Petrobras.
Os riscos devem ser considerados em todas as decisões e a sua gestão deve ser realizada de maneira integrada, aproveitando os benefícios inerentes à diversificação.
As ações de resposta devem considerar as possíveis consequências cumulativas de longo prazo e de longo alcance dos riscos e devem ser priorizadas de acordo com a agregação ou preservação de valor aos acionistas.
- Diretrizes
Fortalecer a filosofia de gestão de riscos como parte da cultura empresarial da Petrobras Distribuidora.
Aproveitar as oportunidades e antecipar-se às ameaças que afetam nossos objetivos estratégicos, econômico-financeiros, operacionais ou de conformidade.
Promover a uniformidade de conceitos e a integração de metodologias utilizadas na identificação, na análise, na avaliação e no tratamento dos riscos como forma de melhorar a confiabilidade das informações e a transparência de todo o processo.
Gerenciar, de forma proativa e abrangente, os riscos associados aos processos de negócio, de gestão e de suporte de forma a mantê-los em um nível tolerável de exposição.
Empreender ações de gerenciamento de risco de forma eficaz, eficiente, econômica e efetiva.
Alinhar as ações de gerenciamento de riscos com as ações das unidades organizacionais responsáveis por controles internos, pela conformidade e pela auditoria interna da Petrobras.
Garantir a autonomia no processo de gerenciamento dos riscos e a segregação de funções entre os tomadores de riscos e os responsáveis pelo seu monitoramento.
Garantir a administradores, investidores e demais públicos de interesse, um fluxo contínuo, transparente e adequado de informações associadas aos principais riscos e seu processo de gestão na Petrobras, desde que respeitado o grau de sigilo das informações, bem como os procedimentos corporativos, políticas, diretrizes e demais normas internas de segurança empresarial e da informação.
Assegurar aos empregados próprios e às empresas prestadoras de serviços (através de contratos) a capacitação para o gerenciamento de riscos de forma contínua e adequada às suas atribuições.
Asseverar o monitoramento e a análise crítica do próprio gerenciamento de riscos como parte integrante de um processo contínuo de melhoria da governança corporativa.
- Autoridade e Responsabilidade
Do Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora
- Aprovar o apetite a risco da Petrobras proposto pela Diretoria Executiva.
- Acompanhar de forma sistemática a gestão de riscos.
Do Comitê de Auditoria da Petrobras Distribuidora
- Assessorar o Conselho de Administração no estabelecimento de políticas globais relativas à gestão de riscos.
Da Diretoria Executiva da Petrobras Distribuidora
- Propor o apetite a risco da Petrobras, principalmente mas não limitado, ao momento de definição de seus objetivos estratégicos.
- Deliberar sobre medidas necessárias para garantir o alinhamento entre o apetite ao risco e a execução das estratégias da Petrobras.
Da Auditoria Interna da Petrobras Distribuidora
- Avaliar, de forma sistemática, o processo de gerenciamento de riscos e recomendar melhorias.
Da Unidade Organizacional responsável pela Gestão Corporativa dos Riscos Empresariais
- Identificar, priorizar, monitorar e reportar periodicamente à Diretoria Executiva, ao Comitê de Auditoria e ao Conselho de Administração o efeito dos principais riscos nos resultados integrados da Petrobras.
- Estimular a integração e capturar a sinergia das ações de gestão de riscos dentre as diversas unidades organizacionais, assim como dentre os demais processos de negócio, suporte e gestão.
- Definir metodologia corporativa de gestão de riscos pautada em uma visão integrada e sistêmica que possibilite um ambiente de contínuo monitoramento dos riscos nos mais diversos níveis hierárquicos da empresa.
- Disseminar conhecimentos em gerenciamento de riscos.
Da Unidade Organizacional responsável pela Gestão de Riscos Específicos
- Coordenar, promover, acompanhar e orientar as ações de gestão de risco na sua área de atuação.
- Disseminar conhecimentos em gerenciamento de riscos específicos.
- Fixar a tolerância a risco associada aos objetivos específicos definidos para a sua área de atuação.
- Apoiar os gerentes na elaboração e implementação das medidas necessárias para garantir o alinhamento da exposição aos níveis toleráveis de risco.
Do Titular de Unidade Organizacional (Gestor)
- Gerenciar os riscos e assegurar as ações de resposta sob sua responsabilidade.
- Comunicar tempestivamente aos responsáveis designados os riscos e as informações que afetam as atividades e os processos sob responsabilidade alheia.
Faça o download da nossa Política de Gestão de Risco
POLÍTICA DE COMPLIANCE
- Princípios
Todos os nossos negócios e relações com contrapartes devem ser pautados nos valores de ética, integridade e transparência, em estrita observância às normas e leis nacionais e internacionais aplicáveis, com tolerância zero a qualquer tipo de desvio de conduta.
A visão, missão, estratégias, metas, operações, processos e atividades devem refletir o pleno compromisso da companhia com as ações de compliance, proporcionando um ambiente propício à tomada de decisão, em linha com o objetivo de sermos referência em ética, integridade e transparência.
A companhia deve atuar prioritariamente de forma preventiva, visando inibir qualquer ato de violação das condutas requeridas, mitigando o risco de ocorrência de desvios de conduta, incluindo fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e infrações da ordem econômica.
Os indícios de desvio de conduta devem ser apurados com adoção de medidas para imediata interrupção e reparação de eventuais danos à companhia, gerando consequências proporcionais aos responsáveis.
Nossa atuação deve transmitir credibilidade e servir de exemplo positivo às empresas e à sociedade, exercendo liderança na promoção de um ambiente de negócios ético, íntegro e transparente, alinhado ao alto desempenho e aos demais valores da companhia.
- Diretrizes
Determinar que os administradores e gestores da companhia possuam responsabilidade adicional com a efetividade das ações de compliance, devendo servir de exemplo legítimo do agir ético para todos os públicos de interesse, mantendo o contínuo fortalecimento do ambiente de compliancecomo uma das prioridades da companhia.
Prover autoridade, independência, recursos e capacitação adequados à unidade organizacional responsável pela gestão das ações de compliance, assim como proteção aos profissionais que nela atuam contra retaliações e punições arbitrárias provenientes do exercício de suas atribuições, assegurando a efetiva implementação, operacionalização e monitoramento do Programa de Complianceda companhia.
Gerir as ações de compliancede forma integrada com as áreas da companhia, com o objetivo de promover maior sinergia, potencializar sua efetividade e otimizar recursos e resultados, gerando maior valor agregado.
Manter um Programa de Complianceefetivo que contemple ações de prevenção, detecção e correção de desvios de conduta, incluindo fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e infrações da ordem econômica, promovendo a sua avaliação periódica e seu aprimoramento contínuo.
Identificar, avaliar, monitorar e mitigar continuamente os riscos de compliance, considerando aspectos inerentes aos nossos segmentos de negócio e operações.
Considerar aspectos de integridade na escolha de seus administradores e gestores, bem como na elaboração das normas e procedimentos internos, estabelecendo orientações aplicáveis a todos aqueles que atuam na companhia, ou em seu nome, de forma a orientar a execução de atividades e a tomada de decisão.
Realizar e manter o adequado registro contábil e controle das transações, visando a elaboração de relatórios financeiros fidedignos, que devem ser submetidos a avaliações independentes.
Conhecer os riscos envolvidos no relacionamento com as contrapartes, priorizando a realização de negócios com aquelas que apresentarem, ao mesmo tempo, as melhores oportunidades para a companhia e o menor risco de integridade.
Disponibilizar canal independente que possibilite a comunicação à companhia de qualquer indício de desvio de conduta, incentivando o seu uso por todos os públicos de interesse, garantido o anonimato ao denunciante que fizer essa opção, sendo vedado qualquer tipo de retaliação ao denunciante de boa-fé.
Estabelecer mecanismos adequados visando que a tomada de decisão seja pautada na observância às leis, normas e procedimentos internos e externos, aplicáveis à companhia.
Estimular nas empresas e na sociedade a adoção de iniciativas e comportamentos voltados para a integridade, transparência e sustentabilidade, impactando positivamente o ambiente de negócios e o exercício da cidadania.
Disseminar de forma efetiva e contínua o dever de atuar em estrita observância às leis, normas e procedimentos internos, promovendo a conscientização sobre a importância do comportamento íntegro e ético para o fortalecimento da cultura de compliance.
Promover transparência aos nossos negócios, incluindo a evolução de ações de compliance, fornecendo informações úteis, tempestivas, relevantes e confiáveis aos públicos de interesse, resguardadas aquelas consideradas sigilosas, possibilitando maior controle por parte da sociedade e contribuindo para a credibilidade da companhia.
Assegurar que os documentos que norteiam as condutas requeridas pela companhia estejam acessíveis a todos os públicos de interesse aplicáveis.
Aperfeiçoar continuamente o conjunto de normas e procedimentos da companhia, abrangendo sua adequação às leis nacionais e internacionais aplicáveis aos nossos negócios e estabelecendo medidas efetivas que mitiguem o risco de ocorrência de desvios de conduta, incluindo fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e infrações da ordem econômica.
Manter mecanismos capazes de, tempestivamente, identificar e interromper eventual desvio de conduta que porventura não tenha sido evitado pelas ações de prevenção.
Estabelecer medidas de responsabilização aplicáveis aos casos de desvio de conduta comprovados, bem como possibilitar o aperfeiçoamento das fragilidades que originaram o respectivo desvio e a recuperação de eventuais prejuízos.
Faça o download da nossa Política de Compliance
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A BR sabe o quanto a sua privacidade e a adequada utilização dos seus dados pessoais são fundamentais. Conheça a nossa Política de Privacidade e veja como tratamos os dados pessoais.
Sistema de gestão integrada
iniciamos, em abril de 2000, o projeto Sistema de Gestão Integrada na Cadeia de Distribuição (SGI BR), para certificar as unidades operacionais da companhia. O SGI é um conjunto de práticas inter-relacionadas que atendem aos requisitos das seguintes normas:
NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade
Objetivo: Sistema de gestão com abordagem por processos para atendimento a requisitos dos clientes.
Confira os certificados
NBR ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental
Objetivo: Sistema de gestão ambiental que leva em conta requisitos legais, requisitos próprios, aspectos e impactos ambientais significativos, permitindo controlar os riscos de acidentes ambientais.
Confira os certificados
NBR ISO 45001:2018 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional
Objetivo: Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, permite que a organização forneça locais de trabalho seguros e saudáveis, evite lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, elimine os perigos, minimize os riscos e melhore continuamente seu desempenho de SSO.
Confira os certificados
|
|